Perfil dos estudantes

A escola não pode ignorar que a sociedade vive uma crise coletiva de valores éticos e morais. Não se pode desvencilhar da realidade que está lá fora, além de seus muros. Não pode lavar as mãos ante a violência, o desrespeito, a injustiça, a falência dos valores humanos.
A nossa escola não escapa dessa realidade. O maior problema enfrentado, é a desetrutura familiar, onde muitos vivem em condições precárias, sendo criados apenas pela mãe, em alguns casos, apenas pelo pai, sendo que estes tem que trabalhar o dia inteiro, sem condiçoes de um acompanhamento adequado da vida escolar do filho. Muitos são criados por avós, ou só pelo avô, já de idade avançada e que não tem condições de lidar com as dificuldades próprias da adolescência. Muitos de nossos alunos são cadastrados no bolsa família, demonstrando alto índice de desemprego ou de baixos salários.
Percebemos uma variedade religiosa entre nossos alunos, embora os valores familiares e religiosos fiquem comprometidos e enfraquecidos por influências negativas muitas vezes aprendidas na tv e na internet. Apesar de todos os obstáculos e dificuldades de disciplina, muitas vezes revelam uma carência afetiva muito grade, apresentando comportamentos dóceis quando são tratados com carinho, respeito e consideração.
A escola não oferece condições de esporte e lazer, porém, isso não tem impedido que se faça um trabalho voltado para o esporte, que é de grande interesse dos alunos, que superando desafios e dificuldades participam anualmente dos jogos estudantis, promovido pela SEC, em várias modalidades, sendo o volley feminino bicampeãs reginais (2008/2009).
Acreditamos que a escola tem que retomar o seu papel de formadora do ser humano melhor, íntegro e ético. E para que se cumpra esse dever tem que dar testemunho dos valores humanos, não só pela crença e pela palavra, mas pela vivência, pelo clima de amizade e respeito que deve perpassar sempre a relação entre direção, professores, funcionários, pais e alunos. Há que ser um compromisso com a vida, com a justiça, o desejo e a concretização de um convívio amigo, a crença de que tudo é possível quando nos descobrimos mais éticos, mais humanos e generosos.